sexta-feira, 1 de julho de 2011

And getting ready to go to war

Postado por Amanda. às 06:25



O1. Restrepo é um documentário feito por Tim Hetherington e Sebastian Junger que relata a verdade nua e crua do dia a dia psicológico de um batalhão, de 15 homens, do Exército Americano, no Vale do Korengal ( Afeganistão), considerado o lugar mais perigoso do mundo. Onde é montada a base OP Restrepo.

O2. Passando por cima daquela imagem fictícia de heroísmo dos soldados Americanos. Revelando-os como seres humanos, que tem tédio, dor, tristeza, saudade e que ( como todo mundo) nessas horas, deixa aflorar o fascínio pela violência.

O3. Câmeras foram colocados nos capacetes do soldados, além da presença dos diretores no dia a dia do pelotão. Uma técnica que nos faz sentir como parte do documentário, vivendo na pele os tiroteios e momentos de descontração dos 15 homens.

O4. As lindas imagens do Vale do Korengal, ficando difícil acreditar que ali ocorrem por volta de 5 a 6 tiroteios por dia.

O5. Outro fato que conta pontos para os diretores, é a trilha sonora. Nada de músicas cantadas o tempo todo, deixando aquela imagem de musical. As músicas são aquelas tocadas pelos soldados nos momentos de tédio. E conseguem passar muito bem o que eles estão sentindo.

O6. O modo como os EUA engana até aqueles que estão protegendo o país lá fora. Nem os soldados sabem para onde estão sendo mandados. Percebe-se pelos rostos jovens deles, que não possuem a plena certeza do porque estão ali.

O7. A análise psicológica do batalhão. Que fica a nosso critério, a partir das entrevistas e das cenas de lazer que eles vivem.

O8. Sem interpretações, todo mundo ali está sendo simplesmente real. Eles tem a função de proteger os civis do Vale, mas deixam claro que não estão, realmente, se importando com isso. E o que os EUA consegue fazer com a cabeça do povo, colocando a ideia de que os Afegãos são maus.


 E o nono motivo pelo qual você precisa assistir Restrepo:

O9. Porque é diferente dos outros ? Porque nos faz pensar sobre esse interminável ciclo de morte. Que levou daqui os pais, avós e bisavôs , desses 15 homens, na Primeira Guerra, na Segunda, na Coreia, Vietnã, Afeganistão ou Iraque. Um erro que esse país vem cometendo há muito tempo, e que mesmo tendo todos percebido que é tudo uma farsa, continua e vira um ciclo. 

( Let's say goodbye. Hey, tune in next time where we're going to be still drunk. Saying good night to the bad guy . The same time, the same dope rhyme. Because we're going to be still loving life and  getting ready to go to war ) 
Fala de Restrepo, o soldado morto no início do filme, aos vinte anos de idade.
 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mude O Seu Rumo Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei